Disfunção têmporo-mandibular (DTM)

Disfunção têmporo-mandibular (DTM)

A articulação da mandíbula, chamada de articulação têmporo-mandibular (ATM), possui no seu interior um disco que desliza para permitir o movimento normal de abertura e fechamento mandibular, sendo uma articulação de cada lado agindo simultaneamente. Essa articulação faz parte de um sistema complexo formada por músculos, tendões, ligamentos, cartilagens e a oclusão dentária (engrenamento dentário).

Vídeo sobre o funcionamento da Articulação têmporo-mandibular

Dentre os problemas que podem acometer esta articulação, está os problemas relacionados ao disco articular (problemas no posicionamento ou na sua forma), doenças sistêmicas, problemas no osso que circunda a articulação, infecções bacterianas, tumores, fraturas e anquilose (ossificação da articulação). Porém, a maioria dos problemas é de origem muscular ocasionamos por hiperfunção dos músculos da mastigação. Isso acontece especialmente no paciente que range os dentes (bruxismo) e muitas vezes existe um componente tenso-emocional envolvido.

No passado, todos os problemas eram atribuídos a oclusão dentária, porém, não há estudos suficientes que suportam esta afirmação, uma vez que existem pacientes com a mordida correta e mesmo assim possuem problemas na articulação. Porém, algumas condições dentárias como uma restauração muito alta pode desencadear dor na ATM, sendo, neste caso, indicado um ajuste nos contatos dentários (ajuste oclusal). Algumas doenças articulares como a artrite podem ocasionar a má oclusão, nesse caso o problema dentário foi resultado de uma doença articular e ajustes oclusais não trazem benefício algum ao paciente.

Os sinais e sintomas mais comuns desta disfunção são dor de cabeça e nos músculos da face, travamento da boca, limitação de abertura de boca, estalido da articulação, dor de ouvido. A avaliação é feita através de questionário, exame clínico, eletromiografia, exames laboratoriais e exames de imagem como radiografia, tomografia e ressonância magnética.

O tratamento para essas condições é multidisciplinar, envolvendo muitas vezes o cirurgião buco-maxilo-facial, ortodontista, protesista, fisioterapeuta, psicólogo, especialidades médicas entre outros. Os procedimentos não invasivos são executados inicialmente como o uso de placas oclusais, toxina botulínica, medicamentos, aconselhamento quanto a hábitos, fisioterapia. Algumas condições precisam de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos como artroscopia ou artrocentese, no qual a articulação é lavada com o intuito de remover componentes inflamatórios e adesões do disco articular. Situações mais avançadas podem necessitar de procedimentos cirúrgicos abertos, sob anestesia geral.


< Ver outros tratamentos
Dentista Dr. Fernando Giovanella
Rua Nereu Ramos, 670 - Bairro Jardim Blumenau - Blumenau - SC
E-mail:
Tel.: (47) 3237-6610
Todos Direitos Reservados Dr. Fernando Giovanella - 2012 | Proibido a reprodução e utilização de quaisquer foto sem autorização.